top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
Buscar

A Propina da Anestesia

  • Foto do escritor: Casos
    Casos
  • 11 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2025



Definição de Propina em Portugal: gratificação extra e espontânea por serviço prestado a alguém.

Definição de Propina no Brasil: forma forçada de levar vantagem financeira em troca de um serviço.

A esposa do Marcelo foi fazer um procedimento para aliviar a dor na coluna. Apesar de ser minimamente invasivo, era necessário internação e anestesia. Eles tinham um plano de saúde, dos mais baratos, que pagavam com muita dificuldade.

A cirurgia foi autorizada e ela internou. Logo depois que foi levada para o centro cirúrgico, adentrou ao quarto uma jovem que se dizia secretária dos anestesistas. Solicitou que Marcelo assinasse um cheque correspondente ao valor cobrado pela anestesia, uma vez que os anestesistas do hospital não aceitavam planos de saúde.

Uma situação bastante constrangedora e ao mesmo tempo sem nenhuma condição de argumentação e defesa. A fragilidade emocional do momento o tornava totalmente inapropriado para qualquer tipo de questionamento. Uma verdadeira "saia justa". A postura da cobradora parecia seguir um "script", minimamente ensaiado, aproveitando o momento para as devidas investidas.

O valor era bem alto. A família não dispunha daquela quantia. Mesmo assim Marcelo assinou o cheque. Não tinha outra alternativa. Só restou pedir à moça uns dias para que pudesse conseguir o dinheiro. Depois de uma negociação difícil conseguiu sete dias de prazo. O único bem que dispunha era o carro que utilizava para trabalhar que imediatamente colocou à venda para que pudesse honrar os "honorários" do médico.

Honorário é uma palavra utilizada para indicar a remuneração de um médico pelo serviço prestado. É derivada do latim cujo significado original relaciona-se à honra.

Para finalizar, um detalhe importante: a cirurgia foi feita no Brasil!

O que aconteceu com a esposa de Marcelo foi o mesmo que comprar uma passagem de avião e, imediatamente após a decolagem, a secretária do piloto cobrar dos passageiros o salário do comandante dizendo que ele não pertence à companhia aérea. Quem não vai pagar?

 
 
 

1 comentário


Maria de Lourdes dos Santos
05 de nov. de 2025

Estou passando por isso. Cobrança da anestesia por fora. E mais uma coisa "pagamento da equipe do médico". O que posso fazer? Ainda não fiz a cirurgia, o médico ficou de ver os valores, conforme for não poderei fazer a cirurgia. E ficarei aleijada do joelho (fora as dores fortíssimas) tomando "Tramadol" prescrito pelo médico....

Curtir
bottom of page