top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
Buscar

Infectologista ou Comunista?

  • Foto do escritor: Galeria
    Galeria
  • 20 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de out. de 2025


Médico Infectologista ou Sanitarista, nas décadas de setenta e oitenta, era sinônimo de comunista.

Na época, todas as atividades que lidavam com questões sociais tinham seus respectivos profissionais associados à ideologia socialista. Para o padrão social dominante daquele tempo, as pessoas que tinham sua imagem, mesmo que apenas por suposição, ligada à atividade politica de esquerda, não eram bem vistas.

Doutor Ângelo Levi Cardoso Guimarães. Formado em 1969 pela Escola de Medicina e Cirurgia da antiga FEFIEG, logo ingressou no Hospital São Sebastião, localizado no bairro do Caju no Rio de Janeiro, referência nacional em infectologia na época, onde, durante cinco anos, adquiriu uma sólida experiência na área. Prestou concurso no Estado, passando em primeiro lugar, optando por assumir o Centro de Infectologia da cidade serrana de Principado de Beira. Lá fez carreira, casou, teve três filhos e se tornou a maior referência da especialidade tanto na área pública quanto no setor privado.

Como sanitarista, teve papel fundamental na organização e estruturação do sistema de saúde pública do município, principalmente no que diz respeito à medicina preventiva. Organizou os serviços de Doenças Infecciosas e Parasitárias-DIP, DST/AIDS, Hepatologia, Tuberculose, Hanseníases, além de criar um Centro de Referência em Acidentes por Animais Peçonhentos para atender toda a região da serra. Como infectologista, organizou os serviços e as comissões de infecção hospitalar dos principais hospitais da cidade. Na docência, foi professor titular de infectologia da Faculdade de Medicina de Beira e fundador e coordenador da Residência Médica em Infectologia e Medicina Preventiva. Na área clínica seu parecer era sempre a última, e certeira, palavra no tratamento das diversas doenças infecciosas e parasitárias.

Nunca foi filiado e jamais militou em partido político. Apesar de estar sempre vinculado aos serviços públicas de saúde, nunca misturou a ciência com a política, permanecendo, até a aposentadoria, sem ter manchas de escândalos em sua carreira.

A vida do Dr. Ângelo Levi, provou que Infectologia e comunismo são coisas bem distintas e que nem sempre se misturam.


 
 
 

Comentários


bottom of page