Nobel Brasileiro
- Verdades

- 7 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out. de 2025

Dois cientistas Norte-Americanos, e um terceiro Japonês, receberam o Prêmio Nobel de Medicina de 2025 com um trabalho sobre Tolerância Imunológica .
O que muita gente não sabe é que o grande salto das pesquisas imunológicas, que abriram as portas para os transplantes, foi dado por um cientista nascido no Brasil.
Peter Brian Medawar, filho mais novo de pai libanês e mãe inglesa, era cidadão brasileiro e britânico. Nasceu no Hospital Santa Teresa, na cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1915. Medawar e sua família deixaram o Brasil, no final da primeira guerra, quando ele tinha quinze anos, e se estabeleceram na Inglaterra, onde Peter se graduou em biologia no Magdalen College na Universidade de Oxford.
Em 1960, juntamente com Frank Burnet, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por ter estabelecido as bases da tolerância imunológica (criação do soro antilinfocitário), estudo que ajudou muito no combate aos efeitos de rejeição em transplantes de órgãos. É considerado o “Pai dos Transplantes”. Em 1965, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II concedeu a Peter o Título de Sir.
Medawar era brasileiro de nascimento, conforme determina a lei da nacionalidade brasileira. Aos 18 anos, quando tinha idade para ser alistado no Exército Brasileiro pediu dispensa do serviço militar, mas seu pedido foi negado e, então, ele teve que renunciar à cidadania brasileira. No entanto, essa narrativa não é plenamente confirmada, uma vez que não há registro claro, na legislação da época, que obrigasse a perda da cidadania nessas circunstâncias.
Essa história não tem evidência direta, o que dificulta afirmar que ele realmente perdeu a cidadania brasileira. Não prestar o serviço militar obrigatório não era o suficiente para perder a nacionalidade, ainda que houvesse a possibilidade, segundo algumas interpretações dos juristas.
De qualquer forma temos uma certeza de um fato incontestável. Alguém que nasceu e viveu no Brasil por mais de uma década ganhou um Prêmio Nobel de Medicina.
Fica, entretanto, eternamente uma pergunta sem resposta : Porque Peter Brian Medawar deixou de ser brasileiro?






Comentários